O Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Voleibol, ao final de 24 anos, em 2017/18, época de regresso da modalidade ao Clube após 22 temporadas de interregno.
Campeonato Nacional teve uma primeira fase a duas voltas, todos contra todos e uma segunda fase, onde os quatro primeiros formavam a Divisão de Elite, a disputar em sistema de play-off à melhor de cinco jogos.
Se dúvidas houvesse quanto às reais possibilidades da equipa leonina na disputa do título nacional, neste ano zero do regresso do volei a Alvalade, elas começaram a ser dissipadas logo na primeira jornada do campeonato, quando os Leões venceram de forma convincente o SL Benfica, campeão nacional em título.
A partir daí o Sporting realizou uma campanha muito consistente não mais deixando o primeiro lugar da tabela classificativa e só não vencendo apenas um jogo.
A vitória na fase regular do campeonato deu ao Sporting a vantagem de jogar em casa nos jogos decisivos do play-off, o que se viria a revelar determinante na final, pois se nas meias-finais os Leões passaram com enorme facilidade o Castêlo da Maia cedendo apenas um set nos três jogos disputados, na final foi necessário disputar a "negra", quinto jogo, para decidir o titulo e este foi realizado no Pavilhão João Rocha.
O resultado desse quinto jogo da final espelha bem o que este encontro, entre as duas melhores equipas do panorama nacional, teve de dramático, pois o mesmo acabou decidido ele também na "negra", ou seja no quinto set e por 16-14, e isto após o Sporting ter estado em desvantagem por 13-14.
Escusado será descrever a festa que aconteceu num Pavilhão João Rocha lotado após a disputa do último ponto.
Este que foi o sexto campeonato nacional do voleibol leonino, foi também o primeiro titulo nacional de sempre a ser conquistado no Pavilhão João Rocha.