|
Dados de João Mário |
270x160px
|
Nome |
João Mário Naval Costa Eduardo
|
Nascimento |
1993-01-19
|
Naturalidade |
Porto - Portugal -
|
Posição |
Médio
|
Oriundo do FC Porto onde começou a jogar futebol nos escalões mais jovens, João Mário veio para o Sporting ainda como Infantil, juntamente com o seu irmão Wilson Eduardo, quando a sua mãe se mudou para Lisboa, e fez toda a sua formação na Academia, destacando-se inicialmente como defesa central, para depois começar a jogar no meio-campo.
Jogador cerebral, muito inteligente na ocupação dos espaços e tacticamente evoluído, passou a funcionar como o patrão da equipa e o primeiro organizador de jogo, actuando à frente da defesa e assumindo-se desde cedo como um líder e Capitão de equipa.
Foi Campeão Nacional de Iniciados e depressa chegou às Selecções, tendo representado Portugal em todos os escalões dos sub-15 aos sub 19, chegando mesmo a jogar no escalão acima do seu.
Chegado aos Juniores assumiu-se logo como titular indiscutível no Sporting, posição que consolidou na época seguinte, numa altura em que já era considerado como uma das maiores promessas da Academia Sporting.
Assim na época de 2011/12 foi frequentemente chamado por Domingos Paciência para treinar com o plantel principal, tendo inclusivamente participado na pré-temporada, onde fez 2 jogos.
Viria a estrear-se oficialmente na equipa principal, entrando aos 76 minutos de um jogo a contar para a Liga Europa, disputado em Roma no dia 14 de Dezembro de 2011, no qual o Sporting perdeu por 2-0 com a Lázio, poucos dias depois de ter sido distinguido como Prémio Stromp na categoria Academia.
Ainda nessa temporada foi Campeão Nacional de Juniores e esteve presente no Europeu de sub-19, em ambos os casos desempenhando as funções de Capitão da equipa.
Na época de 2012/13 foi integrado na Equipa B do Sporting, numa altura em que este projecto tinha acabado de ser reactivado, com a adesão dos principais clubes portugueses, cujas formações B passaram a disputar a 2ª Liga, onde João Mário foi uma das grandes figuras da equipa do Sporting, e talvez tivesse justificado mais do que os poucos minutos que actuou pela equipa principal, num jogo em que o Sporting perdeu em casa com o Marítimo.
No final dessa temporada esteve presente no Mundial de sub-20 que se disputou na Turquia, onde voltou a mostrar a sua grande qualidade, regressando logo de seguida a Alcochete para integrar os trabalhos da Equipa B do Sporting, tendo participado na conquista da Taça de Honra da AFL que se disputou nessa altura em que renovou o seu contrato com o Sporting até 2018, ficando o mesmo blindado com uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de Euros.
No decorrer dessa época perdeu o lugar de titular indiscutível na Equipa B do Sporting, tendo então a SAD leonina considerado que precisava de novos desafios para continuar a evoluir, pelo que em Janeiro de 2014 foi emprestado ao Vitória de Setúbal, onde rapidamente se afirmou, fazendo uma excelente ponta final de temporada e justificando o regresso ao Sporting.
Rapidamente ganhou um lugar na equipa como médio ofensivo, relegando André Martins para o banco e, em Outubro de 2014 estreou-se pela Selecção A, num jogo amigável frente à França.
No mês seguinte o Presidente Bruno de Carvalho anunciou ter recuperado os 15% dos direitos económicos sobre o jogador que pertenciam ao Sporting Portugal Found, numa operação envolvida na reestruturação financeira em curso, passando a SAD leonina a deter 75% do passe de João Mário, pertencendo os restantes 25% ao Fundo Quality Football Ireland Limited.
Recebeu o Prémio Stromp em 2014 na categoria Revelação.
Em 2015 fez parte da Selecção Nacional que esteve presente no Europeu de sub-21 que se disputou na República Checa, onde Portugal chegou à Final, onde perdeu nos penaltis.
To-mane 20h05min de 14 de Dezembro de 2011 (WET)