|
|
| Linha 8: |
Linha 8: |
| | }} | | }} |
| | | | |
| − | António Livramento, considerado o melhor hoquista de todos os tempos, iniciou-se no Futebol Benfica e, em 1959 com apenas 16 anos, foi contratado pelo Benfica. No mesmo ano, estreou-se na Seleção Nacional e logo se sagrou Campeão Europeu de Juniores, numa prova onde foi o melhor jogador e o melhor goleador. | + | António Livramento, considerado o melhor hoquista de todos os tempos, iniciou-se na prática do Hóquei em Patins no Futebol Benfica e, em 1959 com apenas 16 anos foi contratado pelo Benfica. Nesse mesmo ano estreou-se na Seleção Nacional, sagrando-se logo Campeão Europeu de Juniores, numa prova onde foi o melhor jogador e o melhor goleador. |
| | | | |
| | [[Imagem:Alivramento.jpg|thumb|right|<center>António Livramento, o melhor hoquista de todos os tempos em ação</center>]] | | [[Imagem:Alivramento.jpg|thumb|right|<center>António Livramento, o melhor hoquista de todos os tempos em ação</center>]] |
| − | Para além do Benfica, onde ganhou inúmeros títulos, jogou no Monza de Itália e no Banco Pinto & Sotto Mayor, onde era funcionário. | + | Para além do Benfica, onde fez grande parte da sua carreira ganhando inúmeros títulos, jogou uma época no Monza de Itália e a partir da temporada 1974/75 passou a representar o Banco Pinto & Sotto Mayor, onde era funcionário. |
| | | | |
| − | No início de Outubro de 1976, segundo o próprio, por prosseguir um ideal desportivo, e apesar de ter uma excelente proposta para voltar a Itália, ingressou no [[Sporting Clube de Portugal]]. Estreou-se com a camisola verde e branca a 20 de Novembro de 1976 num amigável contra o Oeiras, jogo que serviu para a sua apresentação, para o Hóquei em Patins leonino estrear o novo [[Pavilhão de Alvalade]] e de despedida de [[Francisco Salema]]. | + | No início de Outubro de 1976 e apesar de ter uma excelente proposta para voltar a Itália, ingressou no [[Sporting Clube de Portugal]], segundo o próprio por perseguir um ideal desportivo. Estreou-se com a camisola verde e branca a 20 de Novembro de 1976 num amigável contra o Oeiras, jogo que serviu não só para a sua apresentação, como também para o Hóquei em Patins leonino estrear o novo [[Pavilhão de Alvalade]] e para a despedida de [[Francisco Salema]]. |
| | | | |
| | No Sporting foi logo Campeão Nacional, ganhou a Taça de Portugal e venceu o título que lhe faltava: a [[Campeões Europeus de Hóquei em Patins - 1977|Taça dos Campeões Europeus]], integrando a chamada [["Equipa Maravilha do Hóquei em Patins"|Equipa Maravilha]]. | | No Sporting foi logo Campeão Nacional, ganhou a Taça de Portugal e venceu o título que lhe faltava: a [[Campeões Europeus de Hóquei em Patins - 1977|Taça dos Campeões Europeus]], integrando a chamada [["Equipa Maravilha do Hóquei em Patins"|Equipa Maravilha]]. |
| | | | |
| − | No final da época regressou a Itália para alinhar no Amatori Lodi, mas em Outubro de 1978 voltou a Alvalade para terminar a sua brilhante carreira em 1980. | + | No final dessa época regressou a Itália para alinhar no Amatori Lodi, mas em Outubro de 1978 voltou a Alvalade para terminar a sua brilhante carreira na temporada [[Hóquei em Patins 1979/80|1979/80]]. |
| | | | |
| − | A partir de 1961, tornou-se indiscutível na Selecção Nacional, a qual representou até 1977. Nesses 16 anos, venceu três títulos mundiais e sete europeus, disputando 209 jogos e marcando 425 golos ao mesmo tempo que espalhava a sua genialidade e talento pelos rinques do mundo inteiro. | + | A partir de 1961 tornou-se indiscutível na Seleção Nacional, a qual representou até 1977. Nesses 16 anos, venceu três títulos mundiais e sete europeus, disputando 209 jogos e marcando 425 golos, ao mesmo tempo que espalhava a sua genialidade e talento pelos rinques do mundo inteiro. |
| | | | |
| | [[Imagem:Livramento3.jpg|thumb|left|<center>O ringue era a sua casa</center>]] | | [[Imagem:Livramento3.jpg|thumb|left|<center>O ringue era a sua casa</center>]] |
| − | Um momento ímpar na carreira de António Livramento aconteceu a 3 de Abril de 1962, em Santiago do Chile, em jogo a contar para o Campeonato do Mundo entre Portugal e a Argentina. Livramento apanha a bola atrás da sua baliza, finta toda a equipa adversária e marca golo levando o público ao delírio. Emocionado, pede para sair. | + | Um momento ímpar na carreira de António Livramento aconteceu a 3 de Abril de 1962, em Santiago do Chile, em jogo a contar para o Campeonato do Mundo entre Portugal e a Argentina. Livramento apanhou a bola atrás da sua baliza, fintou toda a equipa adversária e marcou golo levando o público ao delírio. Emocionado, pediu para sair. |
| | | | |
| − | Terminada a carreira de jogador, abraçou de imediato a carreira de treinador no Sporting, continuando a ser o melhor: conquistou a [[Conquista da Taça das Taças em Hóquei em Patins - 1981|Taça das Taças em 1981]], o Campeonato Nacional em 1982, a Taça de Portugal e a [[Conquista da Taça CERS em Hóquei em Patins - 1984|Taça CERS em 1984]]. | + | Terminada a sua carreira de jogador, abraçou de imediato a de treinador no Sporting, continuando a ser o melhor: Em quatro temporadas conquistou a [[Conquista da Taça das Taças em Hóquei em Patins - 1981|Taça das Taças em 1981]], o Campeonato Nacional e a Supertaça em 1982 e a Taça de Portugal e a [[Conquista da Taça CERS em Hóquei em Patins - 1984|Taça CERS em 1984]]. |
| | | | |
| − | Em 1984 viajou outra vez para Itália, onde treinou o Bassano.
| + | Nessa altura viajou novamente para Itália, onde treinou o Bassano. |
| | | | |
| − | Regressou ao Sporting em 1986 e, dois anos depois, voltou a ser Campeão Nacional.
| + | Em Dezembro de 1985 regressou ao Sporting em 1986 e na época [[Hóquei em Patins 1987/88|1987/88]] voltou a ser Campeão Nacional. |
| | | | |
| − | Treinou ainda o Turquel e o FC Porto, onde também foi Campeão Nacional.
| + | Em Fevereiro de 1989 foi outra vez para Itália para treinar o Novara. |
| | + | |
| | + | Em 1990 regressou a Portugal para treinar o Turquel e depois o FC Porto, onde também foi Campeão Nacional. |
| | | | |
| | Foi considerado [[Sócio de Mérito]] do [[Sporting Clube de Portugal]] e em 1983 foi distinguido com o [[Prémio Stromp]] na categoria Técnico. | | Foi considerado [[Sócio de Mérito]] do [[Sporting Clube de Portugal]] e em 1983 foi distinguido com o [[Prémio Stromp]] na categoria Técnico. |
Revisão das 19h59min de 13 de janeiro de 2026
| |
Dados de António Livramento |

|
| Nome |
António José Parreira do Livramento
|
| Nascimento |
28 de Fevereiro de 1943
|
| Naturalidade |
São Manços - Évora - Portugal
|
| Posição |
Jogador e Treinador de Hóquei em Patins
|
António Livramento, considerado o melhor hoquista de todos os tempos, iniciou-se na prática do Hóquei em Patins no Futebol Benfica e, em 1959 com apenas 16 anos foi contratado pelo Benfica. Nesse mesmo ano estreou-se na Seleção Nacional, sagrando-se logo Campeão Europeu de Juniores, numa prova onde foi o melhor jogador e o melhor goleador.
António Livramento, o melhor hoquista de todos os tempos em ação
Para além do Benfica, onde fez grande parte da sua carreira ganhando inúmeros títulos, jogou uma época no Monza de Itália e a partir da temporada 1974/75 passou a representar o Banco Pinto & Sotto Mayor, onde era funcionário.
No início de Outubro de 1976 e apesar de ter uma excelente proposta para voltar a Itália, ingressou no Sporting Clube de Portugal, segundo o próprio por perseguir um ideal desportivo. Estreou-se com a camisola verde e branca a 20 de Novembro de 1976 num amigável contra o Oeiras, jogo que serviu não só para a sua apresentação, como também para o Hóquei em Patins leonino estrear o novo Pavilhão de Alvalade e para a despedida de Francisco Salema.
No Sporting foi logo Campeão Nacional, ganhou a Taça de Portugal e venceu o título que lhe faltava: a Taça dos Campeões Europeus, integrando a chamada Equipa Maravilha.
No final dessa época regressou a Itália para alinhar no Amatori Lodi, mas em Outubro de 1978 voltou a Alvalade para terminar a sua brilhante carreira na temporada 1979/80.
A partir de 1961 tornou-se indiscutível na Seleção Nacional, a qual representou até 1977. Nesses 16 anos, venceu três títulos mundiais e sete europeus, disputando 209 jogos e marcando 425 golos, ao mesmo tempo que espalhava a sua genialidade e talento pelos rinques do mundo inteiro.
Um momento ímpar na carreira de António Livramento aconteceu a 3 de Abril de 1962, em Santiago do Chile, em jogo a contar para o Campeonato do Mundo entre Portugal e a Argentina. Livramento apanhou a bola atrás da sua baliza, fintou toda a equipa adversária e marcou golo levando o público ao delírio. Emocionado, pediu para sair.
Terminada a sua carreira de jogador, abraçou de imediato a de treinador no Sporting, continuando a ser o melhor: Em quatro temporadas conquistou a Taça das Taças em 1981, o Campeonato Nacional e a Supertaça em 1982 e a Taça de Portugal e a Taça CERS em 1984.
Nessa altura viajou novamente para Itália, onde treinou o Bassano.
Em Dezembro de 1985 regressou ao Sporting em 1986 e na época 1987/88 voltou a ser Campeão Nacional.
Em Fevereiro de 1989 foi outra vez para Itália para treinar o Novara.
Em 1990 regressou a Portugal para treinar o Turquel e depois o FC Porto, onde também foi Campeão Nacional.
Foi considerado Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal e em 1983 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Técnico.
Foi também, por vezes em acumulação com os cargos nos clubes, Selecionador Nacional, levando Portugal a dois títulos Mundiais (1982 e 1993) e três Europeus (1987, 1992 e 1994).
António Livramento faleceu a 7 de Junho de 1999, com 56 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. O seu caixão foi coberto por 2 bandeiras, a do Sporting Clube de Portugal e a da Federação Nacional de Patinagem.
A France Express anunciou que "Morreu o Pelé do Hóquei em Patins" o que mereceu o seguinte comentário por parte do Prof. Moniz Pereira: "Não seria antes Pelé o Livramento do Futebol?"
A título póstumo foi condecorado com a medalha da Ordem do Infante D. Henrique.
To-mane 11:44, 13 Julho 2008 (WEST)