Skip to main content
(Criou nova página com '{{Dados do jogador |nome =Viktor Tchikoulaev |data_nascimento =22 de Fevereiro de 1964 |naturalidade =Odessa (Ucrânia) |posicao =Central |imagem ...')
(Sem diferenças)

Revisão das 16h12min de 24 de novembro de 2011

Dados de Viktor Tchikoulaev 9596 Tchikoulaev2.jpg
Nome Viktor Tchikoulaev
Nascimento 22 de Fevereiro de 1964
Naturalidade Odessa (Ucrânia) - 
Posição Central

Viktor Tchikoulaev é considerado um dos melhores jogadores de andebol que alguma vez actuou em Portugal.

Começou a jogar andebol aos 13 anos na sua terra natal para mais tarde ingressar num centro de formação em Moscovo e prosseguir a sua formação na modalidade. Foi internacional pela União Soviética, tendo inclusive conquistado o título mundial de juniores em 1985.

Chegou a Portugal em 1990 oriundo do Kuntsevo Moscovo para actuar no ABC de Braga, referenciado pelo então técnico Pavel Djenev e rapidamente se destacou no campeonato nacional, ajudando os bracarenses a conquistar o tricampeonato entre 91 e 93 e conduzindo a equipa até à final da Taça dos Campeões Europeus em 1993-1994.

Começa então a representar a selecção nacional de forma não oficiosa, enquanto aguarda a conclusão do seu processo de naturalização. Oficialmente, a estreia pela selecção em competições internacionais ocorre no Mundial do Japão em 1997, tendo participado em diversos Europeus e Mundiais, incluindo o Mundial 2003 realizado em Portugal.

Ingressou no Sporting em 1995-1996 naquela que foi uma das mais badaladas transferências de então (a par da transferência de Carlos Resende do FC Porto para o ABC), tendo surgido indicações que o Sporting oferecera-lhe o dobro do que auferia em Braga. Como seria de esperar pegou de estaca no sete leonino, sagrando-se nessa época como o MVP do campeonato nacional com 127 golos e 80 assistências.

Na temporada seguinte, as boas exibições e preponderância no plantel leonino continuaram e levaram os dirigentes sportinguistas a renovar o seu contrato até o ano 2000, apesar do assédio de outros clubes nacionais. Nesse ano, participava em mais um 2º lugar no campeonato e uma presença na final da Taça de Portugal pelos leões.

Iniciaria a época de 1997/98 com natural destaque no Sporting mas acaba por ser suspenso de toda a actividade por parte da Federação Portuguesa de Andebol em virtude de ter abandonado o estágio da selecção que se encontrava a preparar o Europeu 98. Esta sanção da FPA levou ainda à sua rescisão de contrato com o Sporting.

Na temporada seguinte, é anunciado como reforço do SL Benfica, porém abandona o clube da Luz dada a decisão de extinção da modalidade por parte do então presidente, Vale e Azevedo e prosseguiria a sua carreira na II Divisão da Alemanha, ao serviço do Hameln.

Em 1999, depois de se ter levantado a possibilidade de regressar a Portugal para o Belenenses, Tchikoulaev regressa ao ABC de Braga e contribui para a reconquista do ceptro nacional.

Permanece em Braga até 2003/2004, tendo ingressado nesse ano no AC Fafe. Na época seguinte representa o Francisco Holanda e atinge a final da Taça de Portugal, onde acaba derrotado pelo Sporting. Neste período, um litígio com o ABC é resolvido em Tribunal que decreta o pagamento de uma avultada indemnização ao atleta e obrigando o ABC a constituir uma SAD para continuar a sua actividade. Depois de terminada a carreira enquanto atleta, inicia funções como técnico exactamente no Francisco Holanda tendo passado depois pelo Sporting da Horta e Marítimo.

Em 2011, tem um fugaz regresso aos pavilhões novamente ao serviço do Francisco Holanda mas acabaria por assumir o comando técnico do clube espanhol, Mecalia Atlético Novás.