Skip to main content
(Criou a página com "Imagem:Festa futsaltp20.jpg No dia 29 de Dezembro de 2020, o Sporting conquistou a Taça de Portugal de Futsal pela 3ª consecutiva, um feito inédito na história daqu...")
(Sem diferenças)

Revisão das 12h58min de 30 de dezembro de 2020

Festa futsaltp20.jpg

No dia 29 de Dezembro de 2020, o Sporting conquistou a Taça de Portugal de Futsal pela 3ª consecutiva, um feito inédito na história daquela modalidade no nosso País, tornando-se assim no Clube português com mais Taças ganhas, 8 em 23 edições.

Foi um longo percurso que se iniciou um ano antes nas Caxinas, onde o Sporting goleou a equipa da casa por 7-1. Já em Fevereiro de 2020 o Sporting deslocou-se ao Fundão, onde teve muitas dificuldades para passar, sendo mesmo obrigado a ir ao prolongamento depois de um empate a duas bolas nos 40m regulamentares, mas no tempo extra os Leões arrumaram a questão com mais dois golos e garantiram um lugar na final a oito marcada para o mês seguinte no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos.

O sorteio ditou uma final antecipada logo na primeira ronda, isto numa altura em que já se tinham disputado quatro "derbys" durante a época em curso, com saldo de duas vitórias para cada lado. O jogo disputou-se sem público nas bancadas, pois estávamos na fase inicial da pandemia covid19 e o Benfica entrou logo a ganhar, mas o Sporting empatou de imediato e chegou ao intervalo a vencer por 2-1, alargando a vantagem no início da 2ª parte. A partir daí a cada golo do Benfica o Sporting respondia logo de seguida, repondo a vantagem de dois golos com que se chegou ao final do jogo com o marcador em 5-3.

Entretanto a situação pandémica agravou-se e todas as competições desportivas foram suspensas no nosso País e só viriam a ser retomadas alguns meses depois, pelo que nesta temporada não houve Campeão Nacional.

Mais tarde já com a época 2020/21 em curso, a FPF resolveu concluir a Taça de Portugal no final do ano. Ao Sporting coube defrontar os Leões de Porto Salvo nas meia finais, e a equipa de Nuno Dias apresentou-se em excelente forma despachando o clube de Oeiras com um claro 5-1, depois de uma exibição quase irrepreensível e com alguns momentos brilhantes.

Na Final o Sporting teve pela frente o Sp. Braga e resolveu a questão com uma entrada de rompante, colocando o resultado em 3-0 ainda a meio da 1ª parte, uma vantagem que depois manteve com segurança em virtude da equipa ter atingido as 5 faltas a 5 minutos do intervalo.

Na 2ª parte o Braga tentou reagir e reduziu o marcador através de uma grande penalidade, poucos instantes depois de Zicky ter desperdiçado uma oportunidade flagrante para fazer o 4-0, pelo que a incerteza voltou a pairar em Matosinhos, pois se os bracarense conseguissem chegar ao 3-2 tudo ficaria novamente em aberto.

No entanto o Sporting reagiu à Campeão e depois de quatro situações de golo iminente, Pauleta fez o 4-1 com um remate imparável deferido com pouco ângulo, ele que pouco antes tinha acertado no ferro da baliza de Vítor Hugo.

O treinador bracarense não demorou muito a reagir e arriscou no 5 para 4, uma estratégia para a qual o Sporting estava muito bem trabalhado e assim foi com naturalidade que o marcador subiu até um sempre saboroso 7-1, com dois remates de longe para a baliza vazia e uma recuperação de bola junto à área do Braga.

Estava assim consumada de forma brilhante mais uma vitória do Futsal leonino, à qual desta vez faltou o calor dos festejos dos adeptos Sportinguistas, que tiveram de ficar em casa a saborear pela televisão.

To-mane (discussão) 12h58min de 30 de dezembro de 2020 (WET)


Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
20-12-2019 16/F Caxinas – SPORTING 1 – 7 Ficha
15-02-2020 Oitavos de Final Fundão – SPORTING 2 – 4 (a.p.) Ficha
12-03-2020 Quartos de Final SPORTING – Benfica 5 – 3 Ficha
27-12-2020 Meias Finais Leões Porto Salvo – SPORTING 1 – 5 Ficha
29-12-2020 Final Sp. Braga – SPORTING 1 – 7 Ficha