|
|
| Linha 13: |
Linha 13: |
| | Nesse período inicial da sua carreira, em que representou o Quintajense e o Cavadas, foi bi-Campeão Nacional Juvenil, Campeão Nacional Júnior e tri-Campeão de Portugal no escalão de sub-23, sempre no Lançamento do Disco. | | Nesse período inicial da sua carreira, em que representou o Quintajense e o Cavadas, foi bi-Campeão Nacional Juvenil, Campeão Nacional Júnior e tri-Campeão de Portugal no escalão de sub-23, sempre no Lançamento do Disco. |
| | | | |
| − | Em 2006 conquistou o primeiro dos seus 5 títulos de Campeão de Portugal no Lançamento do Disco, um dos quais ganho na [[Atletismo 2010|época de 2010]] já como atleta do Sporting, Clube que passou a representar no final do ano de 2008. | + | Em 2006 conquistou o primeiro dos seus 6 títulos de Campeão de Portugal no Lançamento do Disco, um dos quais ganho na [[Atletismo 2010|época de 2010]] já como atleta do Sporting, Clube que passou a representar no final do ano de 2008. |
| | | | |
| | Depois de três temporadas ao serviço do [[Sporting Clube de Portugal]], Jorge Grave foi mais um dos muitos atletas que o Benfica veio pescar a Alvalade, passando primeiro uma época no Pinhalnovense, como forma de tornear o pacto de não agressão que estava em vigor entre os dois clubes lisboetas, para a no final do ano de 2012 ser confirmado como atleta do Benfica, tal como se adivinhava logo que abandonou o Sporting. | | Depois de três temporadas ao serviço do [[Sporting Clube de Portugal]], Jorge Grave foi mais um dos muitos atletas que o Benfica veio pescar a Alvalade, passando primeiro uma época no Pinhalnovense, como forma de tornear o pacto de não agressão que estava em vigor entre os dois clubes lisboetas, para a no final do ano de 2012 ser confirmado como atleta do Benfica, tal como se adivinhava logo que abandonou o Sporting. |
| Linha 21: |
Linha 21: |
| | Jorge Grave esteve presente nos Campeonatos do Mundo de Juvenis em 1999, nos Europeus de Juniores em 2001 e de sub-23 em 2003, mas nunca passou das qualificações. | | Jorge Grave esteve presente nos Campeonatos do Mundo de Juvenis em 1999, nos Europeus de Juniores em 2001 e de sub-23 em 2003, mas nunca passou das qualificações. |
| | | | |
| − | Já como atleta sénior, representou Portugal em 9 edições da Taça da Europa/Europeu de Selecções, esteve presente em quatro Campeonatos Ibero Americanos e em oito Taças da Europa de Lançamentos. | + | Já como atleta senior, representou Portugal em 9 edições da Taça da Europa/Europeu de Selecções, esteve presente em quatro Campeonatos Ibero Americanos e em oito Taças da Europa de Lançamentos. |
| | | | |
| | [[Utilizador:To-mane|To-mane]] 15h51min de 6 de Junho de 2014 (WEST) | | [[Utilizador:To-mane|To-mane]] 15h51min de 6 de Junho de 2014 (WEST) |
| | [[Categoria:Atletas]] | | [[Categoria:Atletas]] |
Revisão das 16h30min de 27 de julho de 2015
Esta página é sobre o lançador
Jorge Grave (filho). Se procura o lançador
Jorge Grave (pai), consulte
Jorge Grave (pai).
| |
Dados de Jorge Grave (filho) |
|
| Nome |
Jorge Alexandre Gonçalves Moura e Ferro Grave
|
| Nascimento |
1 de Setembro de 1982
|
| Naturalidade |
Barreiro - Portugal -
|
| Posição |
Atleta (lançamentos)
|
Filho de um antigo lançador com o mesmo nome e que também representou o Sporting Clube de Portugal, Jorge Grave destacou-se nas mesmas disciplinas do que o seu pai, de quem bebeu os principais ensinamentos e pelo qual chegou a ser treinado.
Embora também tenha lançado o Peso e o Martelo, o Lançamento do Disco foi desde sempre a sua disciplina de eleição, na qual foi sucessivamente batendo todos os Recordes Nacionais dos escalões jovens, desde os Infantis até aos sub-23.
Nesse período inicial da sua carreira, em que representou o Quintajense e o Cavadas, foi bi-Campeão Nacional Juvenil, Campeão Nacional Júnior e tri-Campeão de Portugal no escalão de sub-23, sempre no Lançamento do Disco.
Em 2006 conquistou o primeiro dos seus 6 títulos de Campeão de Portugal no Lançamento do Disco, um dos quais ganho na época de 2010 já como atleta do Sporting, Clube que passou a representar no final do ano de 2008.
Depois de três temporadas ao serviço do Sporting Clube de Portugal, Jorge Grave foi mais um dos muitos atletas que o Benfica veio pescar a Alvalade, passando primeiro uma época no Pinhalnovense, como forma de tornear o pacto de não agressão que estava em vigor entre os dois clubes lisboetas, para a no final do ano de 2012 ser confirmado como atleta do Benfica, tal como se adivinhava logo que abandonou o Sporting.
Antes, ainda durante a época de 2012, Jorge Grave bateu o Recorde Nacional do Lançamento do Disco, arremessando o engenho a 60,89m, uma marca que viria a melhorar no ano seguinte, quando chegou aos 61metros.
Jorge Grave esteve presente nos Campeonatos do Mundo de Juvenis em 1999, nos Europeus de Juniores em 2001 e de sub-23 em 2003, mas nunca passou das qualificações.
Já como atleta senior, representou Portugal em 9 edições da Taça da Europa/Europeu de Selecções, esteve presente em quatro Campeonatos Ibero Americanos e em oito Taças da Europa de Lançamentos.
To-mane 15h51min de 6 de Junho de 2014 (WEST)