Skip to main content
(criação)
(Sem diferenças)

Revisão das 20h58min de 15 de abril de 2010

Historial

Símbolo do SC Vinhense
Campo do SC Vinhense

Filial N.º 129 do Sporting Clube de Portugal é também filiado na Associação de Futebol de Setúbal, situando-se na freguesia de Alhos Vedros da Moita. O Sporting Clube Vinhense teve uma longa gestação, tendo sido fundado em 1 de Janeiro de 1967, sendo o sucessor do Grupo Desportivo da Vinha das Pedras, formado por volta de 1952, que foi diminuindo de actividade nos anos 60.

Em 1965, um grupo de jovens decidiu erguer novamente o grupo desportivo: António Firmino, João Ribeiro, Carlos Ribeiro , Albino Alves, Domingos Moreira, Júlio Delgadinho, António Gatinho, Joaquim Violas, Luís Carteiro e José Fernando.

Os primeiros estatutos da nova colectividade foram aprovados no dia 6 de Maio de 1970, na data de inscrição na Associação Futebol de Setúbal, sendo membros dos Corpos Gerentes os Srs. Joaquim Ferreira ( Presidente da Direcção ) Carlos Almeida Ribeiro, Laurentino Gonçalves Cardoso, José Francisco Duarte Silva, Gaspar de Oliveira Costa, Luís Esperança Guerreiro ( Presidente da Assembleia Geral ), Domingos Cabrita, António Gatinho, Domingos Moreira, Henrique Sezinando e António Galvão.

Em 1992 é feita uma alteração aos estatutos do Clube, constando como fins do Vinhense: “ O Sporting Clube Vinhense tem por fim desenvolver a educação física e o desporto, promovendo a sua Expansão, especialmente entre os associados , proporcionando-lhes igualmente meios de cultura e distracção, encontrando-se aberta a pessoas de ambos sexos”.

Com o aproximação da obrigação do cumprimento do serviço militar por parte dos jovens fundadores, o clube conhece nova ameaça de extinção, pois como todos idades semelhantes, o dever chamava. Contudo, e a pedido dos jovens, um grupo de pessoas já com alguma experiencia encarregaram-se dos destinos do Sporting Clube Vinhense: Joaquim Ferreira, Henrique Sezinando, António Raimundo, Domingos Paulino e outros

Este grupo promove a criação de uma sede alugada para o clube, conseguindo um primeiro espaço, e instalando-se depois em terrenos da família Caiado, na extinta Quinta da Carvalheira. Em 25 de Abril de 1989 a Câmara da Moita cedeu ao clube os terrenos em direito de superfície por um período de 50 anos, para utilização como recinto desportivo. Posteriormente o clube passou a instituição de utilidade pública.

Em 1999 apareceu uma crise directiva devida a maus resultados desportivos, falta de pessoas interessadas em envolver-se nos destinos do Clube, e uma situação financeira periclitante, chegando a ser considerada a extinção do clube. Como recurso , o Vinhense passou a ser gerido por uma comissão administrativa constituída por associados: Dionel Mota, João Azambujo, Carlos Ribeiro, Carlos Pereira, António José Ferro, Vítor Marques, José Silvestre, e Bruno Mota.

Só no ano de 1977 é que o SC Vinhense disputou pela primeira vez a III Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. Jorge Plácido e Sérgio começaram a carreira no SC Vinhense. Na época de 1985/86, o Vinhense consagrou-se campeão distrital da 3ª Divisão da Associação Futebol de Setúbal e ascendeu à 2ª Divisão Distrital, onde se manteve até Fevereiro de 2003 , ano em que acabou com o futebol sénior por motivos financeiros. Outras modalidades do clube são a Secção de Canoagem, criada em 1989, a Secção de Pesca Desportiva, a Secção de Atletismo, criada em 1972. Todas estas secções foram suspensas por falta de apoios financeiros.

Palmarés

  • Campeão distrital da 3ª Divisão da Associação Futebol de Setúbal em 1985/86

Contactos