Skip to main content
(Nova página: Fernando Augusto Barreira de Campos Foi admitido como sócio em Março de 1926. Fez parte do Conselho Geral. Foi Vice-Presidente da Direcção de Cunha e Silva que viria a suceder. ...)
 
 
(Há 18 revisões intermédias de 3 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
Fernando Augusto Barreira de Campos
+
{{Dados do jogador
 +
|nome            =Augusto Fernando Barreira de Campos
 +
|data_nascimento ={{data de nascimento|1915|08|07}}
 +
|naturalidade    =São Sebastião da Pedreira - Lisboa
 +
|pais  =Portugal
 +
|posicao        =Presidente
 +
|imagem        =[[Imagem:Barreiracampos.jpg|220x150px]]
 +
}}
 +
Augusto Barreira de Campos foi admitido como sócio do Sporting a 2 de Março de 1926.
  
Foi admitido como sócio em Março de 1926.
+
Foi Vice-Presidente da [[Direcção]] de [[Cunha e Silva]], a quem viria a suceder na Presidência, sendo eleito em 19 de Setembro de 1944 e tomando posse no dia 4 de Novembro, ocupando o cargo até 8 de Fevereiro de 1946.  
  
Fez parte do Conselho Geral.
+
No entanto na prática começou a exercer a Presidência ainda durante [[a Gerência 1943/44]], pois por motivos que se desconhecem, [[Cunha e Silva]] foi um Presidente quase sempre ausente, pelo que foi Barreira de Campos quem deu a cara em praticamente todos os actos públicos dessa Direcção.
  
Foi Vice-Presidente da Direcção de Cunha e Silva que viria a suceder.
+
As suas gerências foram marcadas pelo regresso do [[Futebol]] às grandes vitórias, com a conquista de um Campeonato Nacional, d[[a Taça Império]], de um Campeonato de Lisboa e de [[A segunda Taça de Portugal conquistada pelo Sporting|uma Taça de Portugal]], havendo ainda a registar uma prestigiante deslocação da equipa principal a Madrid, mas apesar disso foi nesta altura que se verificou a polémica troca de treinador, que pôs fim ao brilhante ciclo de [[Joseph Szabo]].
  
Foi Presidente do Sporting entre Setembro de 1944 e Janeiro de 1946.
+
Nas modalidades o Clube continuou a ter bons resultados no [[Atletismo]], no [[Andebol]] e no [[Ciclismo]], onde o Sporting teve uma presença prestigiante na Volta à Catalunha.
  
Durante o seu mandato o Sporting ganhou uma Taça de Portugal.
+
De salientar também um significativo aumento de sócios que ultrapassaram os 9 mil e o esforço despendido na melhoria das relações com o Sport Lisboa e Benfica, conseguindo aliar a rivalidade competitiva com a amizade desportiva.
  
Faleceu a 24 de Maio de 1955.
+
{{Quote|Tudo quanto no País se tem feito no campo do desporto é um reflexo da acção do Sporting e do Benfica. Foram eles que ensinaram todos os desportos e vão agora dar mais uma lição: a da fraternidade das armas desportivas dentro dos princípios da solidariedade. (...) Não há bandeira que melhor represente o Benfica e o Sporting do que a própria bandeira nacional, que possui as cores dos dois clubes.}}
  
 +
Foi também durante a sua gerência que o Sporting adoptou o seu quarto emblema, fundou as primeiras escolas de [[Natação]] em Portugal e assegurou a permanência das suas instalações desportivas no Lumiar, o que seria decisivo para a construção do futuro [[Estádio José Alvalade]].
 +
 +
Barreira de Campos abandonou a Presidência do [[Sporting Clube de Portugal]] por motivos profissionais, mas mais tarde ainda fez parte do [[Conselho Geral]].
 +
 +
Faleceu a 24 de Maio de 1955, com apenas 39 anos de idade.
  
 
[[Usuário:To-mane|To-mane]] 22h40min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)
 
[[Usuário:To-mane|To-mane]] 22h40min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)
  
 
[[Categoria:Presidentes]]
 
[[Categoria:Presidentes]]

Edição atual desde as 11h21min de 26 de setembro de 2025

Dados de Barreira de Campos Barreiracampos.jpg
Nome Augusto Fernando Barreira de Campos
Nascimento sábado, 07 de Agosto de 1915
Naturalidade São Sebastião da Pedreira - Lisboa - Portugal
Posição Presidente

Augusto Barreira de Campos foi admitido como sócio do Sporting a 2 de Março de 1926.

Foi Vice-Presidente da Direcção de Cunha e Silva, a quem viria a suceder na Presidência, sendo eleito em 19 de Setembro de 1944 e tomando posse no dia 4 de Novembro, ocupando o cargo até 8 de Fevereiro de 1946.

No entanto na prática começou a exercer a Presidência ainda durante a Gerência 1943/44, pois por motivos que se desconhecem, Cunha e Silva foi um Presidente quase sempre ausente, pelo que foi Barreira de Campos quem deu a cara em praticamente todos os actos públicos dessa Direcção.

As suas gerências foram marcadas pelo regresso do Futebol às grandes vitórias, com a conquista de um Campeonato Nacional, da Taça Império, de um Campeonato de Lisboa e de uma Taça de Portugal, havendo ainda a registar uma prestigiante deslocação da equipa principal a Madrid, mas apesar disso foi nesta altura que se verificou a polémica troca de treinador, que pôs fim ao brilhante ciclo de Joseph Szabo.

Nas modalidades o Clube continuou a ter bons resultados no Atletismo, no Andebol e no Ciclismo, onde o Sporting teve uma presença prestigiante na Volta à Catalunha.

De salientar também um significativo aumento de sócios que ultrapassaram os 9 mil e o esforço despendido na melhoria das relações com o Sport Lisboa e Benfica, conseguindo aliar a rivalidade competitiva com a amizade desportiva.

Tudo quanto no País se tem feito no campo do desporto é um reflexo da acção do Sporting e do Benfica. Foram eles que ensinaram todos os desportos e vão agora dar mais uma lição: a da fraternidade das armas desportivas dentro dos princípios da solidariedade. (...) Não há bandeira que melhor represente o Benfica e o Sporting do que a própria bandeira nacional, que possui as cores dos dois clubes.

Foi também durante a sua gerência que o Sporting adoptou o seu quarto emblema, fundou as primeiras escolas de Natação em Portugal e assegurou a permanência das suas instalações desportivas no Lumiar, o que seria decisivo para a construção do futuro Estádio José Alvalade.

Barreira de Campos abandonou a Presidência do Sporting Clube de Portugal por motivos profissionais, mas mais tarde ainda fez parte do Conselho Geral.

Faleceu a 24 de Maio de 1955, com apenas 39 anos de idade.

To-mane 22h40min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)