|
|
| Linha 63: |
Linha 63: |
| | | [[Isidoro Martins]]||Médio|||||| | | | [[Isidoro Martins]]||Médio|||||| |
| | |- | | |- |
| − | | [[Manuel Marques (atletismo)|Manuel Marques]]||Médio|||||| | + | | [[Manuel Rodrigues Marques|Manuel Marques]]||Médio|||||| |
| | |- | | |- |
| | | [[Francisco Ribeiro]]||Medio|||||| | | | [[Francisco Ribeiro]]||Medio|||||| |
Edição atual desde as 16h14min de 14 de outubro de 2022
Novamente Campeões de Lisboa
O Belenenses era o Campeão de Lisboa e voltara a reforçar a sua equipa à custa do Sporting, garantindo o concurso do guarda redes Délio e do avançado Adelino Pereira, pelo que partiu para esta época como o grande favorito à renovação do título que ostentava. Mas no desporto nem sempre os favoritismos se confirmam e, nesta temporada o Sporting conseguiu resultados brilhantes e inesperados.
Os primeiros sinais foram dados com as vitórias na Taça Raul de Oliveira e no Torneio de Abertura, mas o Belenenses continuava a ser o grande favorito ao triunfo no Campeonato de Lisboa, que decorreu de uma forma surpreendentemente equilibrada, com quatro clubes a discutirem o título quase até ao fim da competição, que teve sete concorrentes em virtude da desistência do Ginásio.
À entrada para a última jornada do Campeonato, o Belenenses estava bem colocado para renovar o título, mas aí perdeu com Os Treze que consolidaram o 1º lugar que já ocupavam nessa altura, enquanto o Sporting precisava de ganhar o jogo que tinha em atraso com os Unidos, que também tinha andado na luta pelo titulo, para igualar Os Treze e obrigar à realização de uma Finalíssima.
A equipa do Sporting atravessava um grande momento de forma. Tinha conseguido algumas goleadas e uma brilhante vitória por 5-3 sobre o Belenenses, pelo que não teve dificuldades para derrotar os Unidos por 9-5, adiando o desfecho do Campeonato de Lisboa para a tal Finalíssima, onde o Sporting ganhou por 5-3, sagrando-se Campeão Regional pela 8ª vez.
O Campeonato Nacional realizou-se em moldes reduzidos, em virtude das limitações financeiras da Federação. Assim disputou-se uma meia final entre o detentor do título, o FC Porto e o Académico do Porto, vencedor do Campeonato Regional da sua Associação, para apurar o finalista, que teria de se deslocar a Lisboa para defrontar o Sporting, qualificado para a Final por sorteio. Já em Agosto, FC Porto e Sporting defrontaram-se no Estádio do Lumiar, onde os Leões chegaram a estar a ganhar por 3-0, mas depois os portistas puxaram pelos galões e já muito perto do fim consumaram a reviravolta, vencendo por 4-3. Durante muito tempo, a ferida dessa derrota perdurou na memória de todos os sportinguistas ligados ao Andebol.
Na 2ª categoria, Sporting e Belenenses terminaram o Campeonato de Lisboa empatados, pelo que aqui também foi necessário recorrer a uma Finalíssima, que os Leões venceram por 6-5, conquistando assim o seu 7º título neste escalão, que era também o 4º consecutivo.
To-mane 18h47min de 18 de Outubro de 2015 (WEST)
Figuras
Plantel
Jogos
Campeonato de Lisboa
Classificação
| Class.
|
Clube
|
Jogos
|
Vitórias
|
Empates
|
Derrotas
|
Golos
|
Pontos
|
| 1º |
SPORTING |
13 |
11 |
0 |
2 |
80 - 32 |
35
|
| 2º |
Os Treze |
13 |
10 |
0 |
3 |
- |
33
|
Campeonato Nacional
| Data
|
Jornada
|
Jogo
|
Resultado
|
Ficha de jogo
|
| 02-08-1942 |
Final |
SPORTING - FC Porto |
3 - 4 |
Ficha
|
Particulares
| Data
|
Jornada
|
Jogo
|
Resultado
|
Ficha de jogo
|
| 01-12-1941 |
Torneio dos Seis |
SPORTING - Os Treze |
2 - 2 |
Ficha
|
| 07-12-1941 |
Torneio dos Seis |
SPORTING - Belenenses |
2 - 3 |
Ficha
|
| 14-12-1941 |
Torneio dos Seis |
Marvilense - SPORTING |
FC - V |
Ficha
|
| 21-12-1941 |
Amigável |
FC Porto - SPORTING |
6 - 5 |
Ficha
|
| 25-12-1941 |
Torneio dos Seis |
SPORTING - Lisgás |
1 - 1 |
Ficha
|
| 28-12-1941 |
Torneio dos Seis |
Unidos - SPORTING |
0 - 1 |
Ficha
|
| 04-01-1942 |
Homenagem a Barreiro Gomes |
SPORTING - Os Treze |
5 - 3 |
Ficha
|
| 18-01-1942 |
Taça Raul de Oliveira |
SPORTING B - Belenenses |
0 - 5 |
Ficha
|
| 18-01-1942 |
Taça Raul de Oliveira |
SPORTING - Belenenses B |
5 - 3 |
Ficha
|
| 01-02-1942 |
Taça Raul de Oliveira |
SPORTING - Os Treze |
5 - 4 |
Ficha
|
| 08-02-1942 |
Taça Raul de Oliveira |
SPORTING - Lisbonense |
16 - 3 |
Ficha
|
| 22-02-1942 |
Torneio de Abertura |
SPORTING - Os Treze |
8 - 0 |
Ficha
|
| 01-03-1942 |
Torneio de Abertura |
SPORTING - Belenenses |
3 - 0 |
Ficha
|
| 15-03-1942 |
Torneio de Abertura |
SPORTING - Unidos |
6 - 1 |
Ficha
|
| 05-07-1942 |
Festival do Belenenses |
Os Treze - SPORTING |
3 - 4 |
Ficha
|
| 05-07-1942 |
Festival do Belenenses |
Belenenses - SPORTING |
2 - 1 |
Ficha
|
Links